Jazz e blues em Moscou, camarada!

A Rússia e, particularmente, Moscou, tem uma forte cena de jazz e blues, que vive um boom desde que o país começou a se abrir ao ocidente.

O jazz tem seu principal reduto no Igor Butman Club, de propriedade do maior artista do gênero no país (e também aclamado Internacionalmente), o saxofonista Igor Butman. A casa apresenta os melhores artistas russos e também alguns europeus. Butman é também produtor do The Triumph of Jazz,  festival realizado todo ano nas maiores salas de concertos do país. Já se apresentaram no evento Take 6, Elvin Jones, Toots

Igor Butman tocando em sua casa noturna

Thielemans, Larry Coryell. Ahmad Jamal e até uma Brazil All Stars. Igor Butman conquistou prestigio para o jazz pós-soviético. “Ele é um músico fenomenal. Igor Butman é o cara!”, exalta ninguém menos que Wynton Marsalis. “Meu saxofonista contemporâneo preferido”, acrescenta o ex-presidente americano (e saxofonista amador) Bill Clinton. O russo tocou com Ray Charles, Dave Brubeck, George Benson, Chick Corea, Al Jarreau, Pat Metheny, Grover Washington, Jr. e outros, e foi solista convidado de uma das mais prestigiosas orquestras de jazz da atualidade, a Lincoln Center Jazz Orchestra, dirigida por Wynton Marsalis.

O clube de Butman

Brasileiros tocaram em casas de blues

A melhor casa do gênero na cidade, Roadhouse Blues Club, fechou em 2017, devido ao alto preço do aluguel, mas o proprietário tenta reabri-la novamente. E de qualquer forma os fãs do gênero não ficaram órfãos, pois outro clube, Bluesiana, ainda resiste. Ambas já levaram a Moscou atrações de outros países, até mesmo do distante Brasil: a paulista Igor Prado Band passou por seus palcos.

Roadhouse Blues Club
Bluesiana

Ed Motta em Kaliningrado

Além de Moscou várias outras cidades da Rússia têm festivais de jazz, basicamente com atrações europeias e locais, mas, esporadicamente, também artistas americanos. Em agosto deste ano o Kaliningrad City Jazz Festival, em Kaliningrado, teve até Ed Motta.

Como no ocidente, também é comum ouvir jazz e blues no som ambiente de restaurantes das grandes cidades, e na turística cidade de São Petersburgo não é difícil ver músicos de rua tocando esses gêneros musicais.

Quarteto de saxofones tocando jazz em São Petersburgo (foto: Helton Ribeiro)