Festivais: Paraty, Rio das Ostras e outros

Passada a época do carnaval, recomeça o circuito de festivais de jazz e blues no país. De 10 a 15 de maio, na cidade histórica e litorânea de Paraty (RJ), ocorre a 11a edição do Bourbon Festival Paraty, produzido pela famosa casa paulistana Bourbon Street. As atrações internacionais são o pianista Kenny Barron, o cantor Clarence Bekker (do Playing for Change), a cantora Dawn Tyler Watson e o guitarrista Mark Lambert (com participação da cantora brasileira Amanda Maria).

A programação nacional tem Zeca Baleiro in Blues, Toninho Ferragutti e muitas colaborações entre artistas: Celso Pixinga, Faíska e Carlos Bala juntos; Tributo a Stevie Ray Vaughan, com Gui Cicarelli, Bruna Guerin e Sérgio Duarte; Mani Padme e Yaniel Matos; Nilson Matta com Rafael Barata, e Edu Ribeiro e Fábio Peron. A extensa programação inclui ainda buskers (artistas profissionais atuando como músicos de rua), músicos locais e o DJ Crizz, de São Paulo.

De 20 a 23 de junho é a vez do 16º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, na cidade litorânea fluminense. O principal nome divulgado até agora é Roy Rogers, um dos maiores nomes da guitarra slide, que vem com seu grupo The Delta Rhythm Kings.

Em agosto, no Rio Grande do Norte, começa o itinerante Fest Bossa & Jazz, que vai comemorar seus dez anos. Os shows serão de 15 a 18 de agosto, na praia de Pipa; de 19 a 21 de setembro, em Mossoró, e de 10 a 13 de outubro, em São Miguel do Gostoso. A programação ainda não foi divulgada.

Agosto também é a época do Savassi Festival, realizado há dezessete anos em Belo Horizonte (MG). As apresentações serão dos dias 05 a 11, em vários locais. O elenco é de artistas nacionais como Marcos Paiva, Deangelo Silva, Davi Fonseca e outros.

______________________

Publicado em 02/05/19

Kenny Barron em Paraty
Zeca Baleiro vai cantar blues no festival de Paraty
Roy Rogers em Rio das Ostras