contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos
Lançamentos de CD´s e DVD´s
ALEX DUPAS
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Assalariado
Independente

Com quase vinte anos de carreira, o gaitista paulistano demorou a lançar seu primeiro CD, mas valeu a pena. Ele e o fiel parceiro Thiago Rabay (guitarra) recrutaram um verdadeiro supergrupo, com Andrei Ivanovic (baixo), Paulinho Sorriso (bateria) e participação de André Youssef (piano), para criar um projeto que consegue inovar em um gênero onde tudo parece já ter sido feito.

"Assalariado" é um disco conceitual, provavelmente o primeiro do blues brasileiro. Das letras à arte gráfica, tudo segue uma temática, a diáspora negra nos Estados Unidos. A parte gráfica e o acabamento, por sinal, também não têm paralelo no país, com um CD digipack que se abre em três partes e um encarte de vinte páginas com as letras e ilustrações sobre os temas das músicas. Faixas como "Eu não sei" e "Eu já sei" representam bem esse tom conceitual, de unidade ao longo da obra.

No rock progressivo, discos conceituais resultaram em muita coisa chata e grandiloquente (e coisas boas também), mas o blues sempre mantém o pé no chão. Quem não prestar atenção pode até achar que é "apenas" mais um bom CD de Chicago blues acrescido de um pouco de country music, funk e traditional jazz de New Orleans. Os solos e riffs de Alex prestam tributo a Junior Wells, Sonny Boy Williamson e Little Walter.

Mas vale a pena prestar atenção. É um CD não apenas para ouvir, mas também para ver e ler.

______________________
Publicado em 07/04/14
mais relacionadas
:: JEFFERSON GONÇALVES
:: CRISTIAN RIGON
:: NICO SMOLJAN & SHAKEDANCERS
:: HAMLETO STAMATO TRIO
:: ARI BORGER
:: ORIPE
:: ARTUR MENEZES
:: Celso Salim
:: Rio Grande
:: ÂNGELO NANI & BLUES GROOVERS
 
50
  No Dia Internacional do Jazz, Unidos do Swing
O Bourbon Street comemora o Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, com uma das bandas mais originais da capital paulista, Unidos ...
  FESTA