contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos

Deprecated: mysql_pconnect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/bluesn/public_html/Connections/comomeap.php on line 9
Últimas notícias
Thelonious Monk - O alto sacerdote do bebop
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Durante muito tempo, o estilo diferente e estranho do pianista foi visto como falta de técnica. Pausas, compassos irregulares, dissonâncias, um toque percussivo e anguloso fizeram de Monk um músico único no jazz. Além disso, ele foi um dos maiores compositores do gênero, com obras-primas como “’Round midnight”, “Blue Monk”, “Straight no chaser”, “Ruby, my dear” e “Epistrophy”.

Até o nome, Thelonious Sphere Monk, era esquisito. Nascido em 10 de outubro de 1917 em Rocky Mount, Carolina do Norte, aprendeu a tocar aos 11 anos e profissionalizou-se aos 22. Fez parte do grupo que criou o bebop, no início dos anos 40, gravando com Charlie Parker e Dizzy Gillespie.

De 47 a 59, produziu seus maiores clássicos, solo ou acompanhado por nomes como Sonny Rollins, Milt Jackson, Art Blakey e John Coltrane (com quem formou um lendário quarteto, no final dos anos 50). “Monk’s Music”, “Brilliant Corners” e “Thelonious Monk with John Coltrane” estão entre os melhores discos dessa época.

Consagrado, fez várias excursões pela Europa nos anos 60. Em 71 e 72 integrou o grupo “all stars” Giants of Jazz, que incluía Dizzy Gillespie, Art Blakey e Sonny Stitt. Em meados da década, retirou-se de cena devido a problemas de saúde. Morreu em 17 de fevereiro de 82, de ataque cardíaco. Seu filho homônimo, que abreviou o nome para T.S. Monk, é hoje um baterista renomado.

______________________
Publicado em 13/12/10
mais relacionadas
:: Buddy Guy E Billy Branch No Novo álbum Do Playing For Change
:: Al Di Meola No Festival BB Seguros De Blues E Jazz
:: New Orleans Jazz Fest Teve George Benson
:: Cidade Berço Do Jazz Faz Trezentos Anos
:: Brasileiros Representam Blues Americano Em Competição
:: Morre Maior Nome Do Blues Baiano
:: Conheça Um Pouco Do Blues Africano
:: Santos Jazz Homenageia Mulheres E Diversidade
:: Conheça Um Pouco Do Blues Africano
:: Joe Louis Walker No Festival BB Seguridade
 
50
  Guy King, novo astro do Chicago blues, na casa em 13 de novembro
O guitarrista Guy King, novo astro do blues de Chicago, estará no Bourbon Street em 13 de novembro. Ele foi indicado em 2017 para...
  FESTA