contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos
Últimas notícias
Billie Holiday - Não houve outra cantora como ela
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Não houve outra cantora como Billie. A amargura que impregnava suas interpretações não era pose nem estilo, mas o reflexo de uma existência realmente sofrida. E mais: ela tinha um timbre de voz inconfundível, um “timing” particular e grande apuro técnico, fazendo uso da voz como se fosse um instrumento.

Por fim, deixou também um importante legado como compositora, com obras (geralmente em parcerias) que tornaram-se standards, como “Fine and Mellow”, “The Man I Love”, “Don’t Explain” e “Lady Sings the Blues”.

Não é exagero dizer que a vida de Eleanora Fagan (seu nome verdadeiro) foi um inferno: estuprada na infância, explorada por maridos e empresários gananciosos, condenada por posse de drogas. Lady Day, como era chamada pelos amigos, só encontrava alívio na música.

Nascida em 07 de abril de 1915 em Baltimore (Maryland), começou a cantar em Nova York, em 29. Quatro anos depois fez sua primeira gravação, com Benny Goodman.

De 35 a 42 Billie registrou seus maiores sucessos, acompanhada de dezenas de artistas de primeira linha, sendo os mais frequentes o pianista Teddy Wilson e o saxofonista Lester Young.

No final dos anos 30 e ao longo da década seguinte, cantou em orquestras como as de Count Basie e Duke Ellington, ao mesmo tempo que começavam seus problemas com as drogas e, consequentemente, a polícia e a imprensa sensacionalista.

Com a saúde e a voz debilitadas, ela continuou ativa nos anos 50, mas já sem o mesmo brilho. Em 17 de julho de 59, morreu de problemas cardíacos e do fígado, em Nova York.
mais relacionadas
:: Bourbon Festival Paraty Será De 09 A 11 De Junho
:: Joe Louis Walker E Wallace Roney No Festival BB Seguridade
:: Festival De Bossa Nova E Choro Em Ilhabela (SP)
:: Samsung Festival Traz Sonny Landreth E Outros
:: George Benson E Buddy Guy No New Orleans Jazz Fest
:: Alemão Cria Aparelho Para “tocar” Fatias De árvores
:: Gaitista Cria App Para Aprender Gaita De Graça
:: Igor Prado Lançará CD Por Selo Alemão
:: Wallace Roney E Robert Glasper No Jazz Na Fábrica
:: Festival De Santos Homenageia Tom Jobim
 
50
  Guitarrista Larry McCray em 21 de junho
Jimi Hendrix está entre seus ídolos, e ele já participou de CDs em tributo a Bob Dylan e aos Rolling Stones. Não, Larry McCray não...
  FESTA