contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos
Últimas notícias
Miles Davis - Um militante da revolução permanente
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Miles foi um dos maiores e mais polêmicos gênios do jazz. Do bebop ao hip hop, passando pelo rock e o funk, ele ousou de tudo. Suas atitudes pessoais eram igualmente provocativas: ostentava riqueza, desafiava o público e se indispunha com a polícia.

Miles Dewey Davis Jr. nasceu no dia 25 (ou 26, os pesquisadores divergem) de maio de 1926 em Alton, Illinois. Começou a tocar trompete aos treze anos. Com dezenove, em Nova York, participou da revolução do bebop no grupo de Charlie Parker.

Tirando partido de seu estilo mais lírico, que contrastava com a velocidade do bop, Miles produziu a primeira ruptura em 50, com o LP “Birth of the Cool”, considerado o marco inicial do cool jazz.

Depois de uma histórica sessão com Thelonious Monk em 54, ele formou com John Coltrane, em 55, um quinteto que foi comparado em importância ao Hot Five de Louis Armstrong.

Em 59 veio “Kind of Blue”, com outra guinada: o jazz modal, que baseava os improvisos em escalas, em vez de acordes. No mesmo ano, Miles foi espancado por um policial e acusado de tê-lo agredido, sendo absolvido em julgamento.

Em “Sketches of Spain”, de 60, ele enveredou pela música espanhola. O eletrificado “Bitches Brew”, de 69, foi a pedra fundamental do jazz fusion. A partir daí, Miles tornou-se um astro pop, afastando-se do jazz ortodoxo.

Após um acidente automobilístico que esmagou suas pernas em 72, e corroído pela heroína, ele se retirou de cena até 81. Voltou explorando ritmos mais modernos: funk, dance music, eletrônica e hip hop.

Em 28 de setembro de 91 ele morreu em Santa Monica, Califórnia, de ataque cardíaco provocado por pneumonia e problemas respiratórios.

______________________
Publicado em 22/09/09

mais relacionadas
:: Festival Jazz No Beco, Na Vila Madalena (SP)
:: Santos Jazz Homenageia Mulheres E Diversidade
:: Bourbon Festival Paraty Será De 09 A 11 De Junho
:: Joe Louis Walker No Festival BB Seguridade
:: Festival De Bossa Nova E Choro Em Ilhabela (SP)
:: Samsung Festival Traz Sonny Landreth E Outros
:: George Benson E Buddy Guy No New Orleans Jazz Fest
:: Alemão Cria Aparelho Para “tocar” Fatias De árvores
:: Gaitista Cria App Para Aprender Gaita De Graça
:: Igor Prado Lançará CD Por Selo Alemão
 
50
  Tributo a B.B. King com Nuno Mindelis, Victor Biglione e Sun Walk
O eterno rei do blues faria aniversário em 16 de setembro, e a data será lembrada com show especial no dia 20, com o guitarrista N...
  FESTA