contato | anuncie  
 
 
últimas notícias
agenda de shows
lançamentos
arquivo
cadastre-se
assine
fale conosco
quem somos
Últimas notícias
John Coltrane - O jazz como expressão da alma
Por Helton Ribeiro

Clique Para ampliar! Ele foi o mais importante saxofonista surgido depois de Charlie Parker, desenvolvendo um novo modo de tocar que ampliou os horizontes do jazz.

John Coltrane evoluiu do hard bop para o jazz modal e o free, incorporando estruturas da música indiana e imbuindo suas interpretações de forte carga emocional e mística.

Suas “sheets of sounds” (sequências de notas tão rápidas e longas que elas pareciam se sobrepor, dando a impressão de camadas, ou “folhas”, de som) tornaram-se um desafio para os saxofonistas.

John William Coltrane nasceu em Hamlet, Carolina do Norte, em 23 de setembro de 1926. Tocou em grupos de rhythm & blues e depois com Dizzy Gillespie e Johnny Hodges.

Atingiu a maturidade musical no lendário quinteto de Miles Davis nos anos 50, no qual permaneceu de 55 a 60, tendo participado do disco “Kind of Blue”, marco do jazz modal. Nesse período também fez uma histórica colaboração com Thelonious Monk e lançou, em 59, “Giant Steps”, sua primeira grande obra como líder, na qual já esboçava as “sheets of sounds”.

Ao deixar Miles, formou o clássico quarteto que incluía McCoy Tyner (piano) e Elvin Jones (bateria). Ainda em 60, lançou “My Favorite Things”, outra obra-prima.

Suas experimentações atingiram a plenitude em “A Love Supreme”, de 64, onde ele mergulhou na música indiana e no espiritualismo. “Ascension”, de 65, marca sua adesão ao free jazz.

Ele estava no auge da carreira quando, em 17 de julho de 67, morreu de infecção hepática em Huntington, Nova York.

______________________
Publicado em 21/09/09
mais relacionadas
:: Tony Hall E Mahogany Blue No Bourbon Fest
:: Festival Jazz No Beco, Na Vila Madalena (SP)
:: Santos Jazz Homenageia Mulheres E Diversidade
:: Conheça Um Pouco Do Blues Africano
:: Joe Louis Walker No Festival BB Seguridade
:: Festival De Bossa Nova E Choro Em Ilhabela (SP)
:: Samsung Festival Traz Sonny Landreth E Outros
:: George Benson E Buddy Guy No New Orleans Jazz Fest
:: Alemão Cria Aparelho Para “tocar” Fatias De árvores
:: Gaitista Cria App Para Aprender Gaita De Graça
 
50
  Gary Brown, de New Orleans, no dia 21
O saxofonista Gary Brown, de New Orleans, volta ao palco da casa para show único em 21 de dezembro. Ele é sempre garantia de suces...
  FESTA