Big Chico

Por Helton Ribeiro

    

 

Com quase doze anos de carreira e três CDs lançados, Big Chico é um dos expoentes da disputada cena da gaita blues em São Paulo. Entre outros feitos, ele foi o primeiro gaitista do Brasil a gravar um disco nos Estados Unidos, com uma banda que reúne a nata do blues californiano: ex-integrantes do grupo de William Clarke e o baterista de Rod Piazza, além de participação especial do veterano gaitista Johnny Dyer, nascido no Mississipi.

   Blues Dream, o disco em questão, foi lançado no ano passado, e mostra as principais características de Big Chico:  a reverência aos mestres do blues tradicional, como Little Walter e Sonny Boy Williamson, e a busca da modernidade, com influência de jump blues, funk e soul, tudo arrematado pela voz negra, algo raro no blues nacional.

   Big Chico passou duas temporadas na Califórnia. Em 2005, representou as gaitas Hering na NAMM, uma convenção mundial de fabricantes de instrumentos musicais, em Los Angeles. Ele acabou passando um mês por lá, tocando com Keb’ Mo’ na NAMM e com o organista Deacon Jones (ex- John Lee Hooker e Freddie King) em bares como o B.B. King’s Blues Club de Hollywood e o Baby & Ricky's Blues Bar, por onde passaram nomes como Albert King e T-Bone Walker. E aproveitou para gravar  com participação de Deacon faixas para o CD 10 Anos de Blues. Ainda durante a viagem, chegou a tocar com Rod Piazza, Mark Hummel e James Harman, mestres do jump blues.

   No Brasil, Big Chico participou dos principais festivais de blues: Natu Blues (no sul do país, acompanhando Deacon Jones), Rio das Ostras (RJ), Guaramiranga (Ceará) e Ribeirão Preto (SP, acompanhando o guitarrista canadense J.W. Jones).

 

 

Discografia:  

 

 

"Blues is My Life" 

"10 Anos de Blues"

“Blues Dream”

 

 

 

 

 

Confira também as "Vitrines" anteriores:

 

  Maurício Sahady

  Vinícius Silveira

  Prado Blues Band 

  Oficina Blues (junho de 2006)

  Val Tomato (maio de 2006)

  Blues Power! (março de 2006)

  Double Blues (fevereiro de 2006)

 

 

Big Chico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz