Beale Street

Por Helton Ribeiro e Ugo Medeiros

    

 

Nos anos 90, a banda de rock Sex Beatles foi bastante cultuada no Rio de Janeiro, lançando dois CDs. Após sua dissolução, o guitarrista Ivan Mariz formou em 99 o power trio Beale Street, com o baixista César Lago e o baterista Alexandre “Baca”. Fruto de sua experiência anterior, Mariz moldou um estilo original e muito interessante, um blues pesado, com riffs agressivos, e influências de Southern rock e glitter. O nome do grupo é uma homenagem à rua de Memphis onde nomes como B.B. King, em início de carreira, tocavam nas ruas.

   O Beale Street já tocou em eventos como o Festival de Rio das Ostras, e lançou dois CDs, Noubári Isóf Áiron (TopCat Brasil) e Vibratto (Blues Time Records). O primeiro foi lançado com sucesso no Bourbon Street Music Club, casa paulistana que é o templo do blues e do jazz no Brasil. O clipe da música Escorpiões (do ex-Sex Beatles Alvin L.) foi veiculado na MTV e no Multishow. Noubári Isóf Áiron tem ainda um samba de Cartola convertido ao blues, Obscuridade, além de clássicos de B.B. King (Worried dream), Muddy Waters (Blow wind blow), Willie Dixon (Sit and cry) e outros, e ainda composições próprias.

   Vibratto tem clássicos como Born under a bad sign (famosa com Albert King), Help me (Sonny Boy Williamson), Rock me baby (B.B. King) e Bright lights big city (Jimmy Reed). Ivan mostra sua técnica e influências roqueiras em Distorção (Alvin L.) e nas composições autorais 15 graus em Bangu e O parceiro. No entanto, também toca com feeling suas composições mais calmas, Campos de algodão, Primavera em Ipanema e Há sempre um blues, e tira da guitarra um som limpo e claro.

   A grande surpresa, do excelente álbum, é o cover de The weight, canção de The Band. Nela, o Beale Street conta com convidados, entre eles, Jefferson Gonçalves (gaita) e Kléber Dias (violão de 12). O novo trabalho do Beale Street, que ainda conta com participações de Otávio Rocha, Peter “Mad Cat” Ruth e Big Joe Manfra, demonstra que o Rio ainda tem uma grande escola de músicos de blues.

 

 

 

 

Confira também as "Vitrines" anteriores:

 

  André Carlini

  Big Chico

  Maurício Sahady

  Vinícius Silveira

  Prado Blues Band 

  Oficina Blues (junho de 2006)

  Val Tomato (maio de 2006)

  Blues Power! (março de 2006)

  Double Blues (fevereiro de 2006)

 

 

A banda na rua de Memphis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz