Pai da guitarra elétrica morre aos 94 anos

por Edson Travassos

 

   

  

Morreu no dia 12 de agosto, em um hospital em White Plains (Nova York), aos 94 anos de idade, o lendário guitarrista Les Paul.

Grande músico de jazz, dono de diversos hits da década de 50, ele revolucionou a música com a invenção da guitarra elétrica de corpo sólido. Seu nome foi imortalizado por um dos modelos de guitarra elétrica mais tradicionais e festejados de todos os tempos, a Gibson Les Paul, que é ou foi utilizada por grandes nomes na música ocidental, como Eric Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck, Duane Almman, Slash, Gary Moore, Billy Gibbons e Zack Wild dentre muitos outros.

Les Paul revolucionou também a indústria fonográfica, inventando diversos recursos técnicos, tais como o gravador multicanais (graças ao qual se pode gravar múltiplos instrumentos separadamente para depois serem misturados em dois canais apenas - esquerdo e direito) e o efeito de eco, muito utilizado desde a década de 50 até os dias de hoje.

Les Paul, que nasceu em 1915, na cidade de Waukesha, a 40 quilômetros de Milwaukee, foi aclamado em 2003 como o maior guitarrista de todos os tempos pela revista americana Rolling Stone, e ainda se mantinha tocando fielmente quase toda semana em clubes de jazz em Nova York.

Sofrendo ultimamente de uma forte pneumonia, ele não resistiu e morreu de falência do aparelho respiratório.

 

-----------------------------------------------

TEXTO PRODUZIDO EM 12/08/09

 

Tocando em 2007 em Nova York

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz