Jeff Healey morre de câncer

  por Luciano Boca e Helton Ribeiro

 

O grande guitarrista canadense Jeff Healey (Norman Jeffrey Healey) morreu no dia dois de março, aos 41 anos, vítima de câncer, em um hospital de Toronto.

   Ele era conhecido por tocar guitarra sobre o colo, de forma parecida com a técnica do lap steel. Cego e autodidata, ele desenvolveu essa forma de tocar por não saber no início como se empunhava o instrumento. Apesar disso, tinha excelente técnica, muita agilidade e uma sonoridade agressiva, sendo admirado por nomes como B.B. King e Eric Clapton.

   Ele foi indicado ao Grammy em 1988, com o álbum See the Light, que lhe proporcionou fama internacional. Healey transitava entre o blues e o rock, e possuía uma grande paixão pelo jazz. Ele estava prestes a lançar seu primeiro álbum em oito anos, Mess of Blues. O CD deve chegar às lojas dos Estados Unidos ainda este mês.

   Jeff Healey lutava contra a doença desde que nasceu. Inclusive, perdeu a visão com um ano de idade, por causa de um câncer pouco comum (retino-blastoma). Nos últimos anos, ele foi submetido a várias operações para retirada de tumores em um pulmão e nas pernas.

   O gaitista Engels Espiritos, de Brasília, que está em turnê no Canadá, vinha convivendo com ele, com quem tocou algumas vezes. Engels relatou à Blues’n’Jazz, em fevereiro, que a família e os músicos da banda ainda acreditavam em sua recuperação, pois ele já tinha superado outras crises em 2002 e 2005.

 

 

 

Jeff Healey

(fotos: Engels Espiritos)

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz