Vinte anos de Blues Etílicos e Blue Jeans

 

 

 

As mais antigas bandas de blues brasileiras, Blues Etílicos e Blue Jeans, comemoram 20 anos de carreira em grande estilo. O quinteto carioca lança seu décimo CD, Viva Muddy Waters, e o trio paulista, o DVD São Paulo Sessions, com participação de Magic Slim.

   O CD dos Etílicos (leia crítica aqui) é um tributo ao mestre que mais os influenciou, e marca a volta do grupo ao blues tradicional, depois das fusões com outros gêneros musicais em Cor do Universo, de 2003. O novo disco é um dos melhores da banda e, desde já, um dos lançamentos mais importantes do ano. Além de clássicos de Muddy como Walking blues, I can’t be satisfied e Walking thru the park, inclui uma composição inédita de Charlie Musselwhite sobre a morte de Muddy, oferecida pelo gaitista ao grupo brasileiro. O CD vem em uma bacana embalagem digipack, e há uma faixa-bônus disponível apenas na internet.

   Viva Muddy Waters marca também o lançamento do selo carioca Delira Blues, divisão do Delira Música, especializado em instrumental brasileiro. O Delira Blues promete para este ano pelo menos mais dois CDs, dos guitarristas Maurício Sahady e Álamo Leal. 

 

Magic Slim

 

   O Blue Jeans lança o DVD gravado com o guitarrista Magic Slim, um dos maiores bluesmen de Chicago na atualidade. Ele veio ao Brasil especialmente para participar do projeto, e volta novamente para os shows de lançamento do DVD em São Paulo (dias 15 e 16 de maio, no Sesc Vila Mariana), Santos (dia 19, no Sesc) e Santo André (dia 20, no parque Central).

   Slim abriu uma exceção para o trio brasileiro, pois ele raramente toca sem sua banda The Teardrops. O pianista Adriano Grineberg é outro convidado especial no DVD, atuando como quarto integrante da banda.

   A gravação foi feita no estúdio Bebop, em São Paulo. Além de músicas dos dois CDs do Blue Jeans, o DVD tem clássicos do blues e o hino de Magic Slim, The blues is alright.

   Leia crítica do DVD na próxima edição da BLUES'n'JAZZ.

   

 

 

 

 

 

Etílicos gravaram tributo a Muddy (CREDITO: Renata Duarte)

capa do CD

 

Magic Slim gravou DVD com Blue Jeans (CREDITO: Roger Sassaki)

capa do DVD

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz