Resenhas Anteriores:

Gaspo "Harmônica" & Oly Jr. : "Na capa da gaita"

Manifesto Blues: "Bluz'in"

Marcelo Watanable:  "Acoustic & Eletric"

Marcelo Watanable & Rio Preto All Stars: "Black River Blues"

Hubert Sumlin: "I'm the Back door Man"

John Primer: "All right"

Adrian Flores: "Blues from the deep south"

  Wayne Shorter: "Beyond the soud Barrier"

 

 

  STAN GETZ & CHARLIE BYRD - Jazz Samba,  STAN GETZ & ANTONIO CARLOS JOBIM - Their Greatest Hits e OLIVER NELSON - The Blues and the Abstract Truth

 (Universal)

Por Helton Ribeiro

    

 

Mais um pacote de relançamentos históricos da Universal, dessa vez enfocando a bossa nova e o blues, em gravações da Verve e da Impulse!.

   Lançado em 1962, Jazz Samba foi o disco que apresentou a bossa ao público americano, com Desafinado, O pato, Bahia, Samba de uma nota só e outros clássicos. Atingiu o topo da parada pop e iniciou a febre pelo gênero nos Estados Unidos. Byrd era um guitarrista peculiar, que fundia bossa com blues. Getz, desde logo, tornou-se o melhor solista americano de bossa jazz. O único ponto fraco é a percussão, tão desajeitada como um gringo sambando.

   O sucesso dos dois abriu as portas para os pais da matéria tocarem e gravarem nos Estados Unidos. A coletânea dedicada a Jobim e Getz reúne doze dessas gravações, não só deles mas também de João e Astrud Gilberto, Elis Regina e Luís Bonfá: The girl from Ipanema, Wave, Insensatez, Águas de março, Chega de saudade, Desafinado etc.

   O saxofonista Oliver Nelson é um músico subestimado. Ele reuniu em 61 um grupo all stars (Bill Evans, Freddie Hubbard, Eric Dolphy, Paul Chambers, Roy Haynes e George Barrow) para explorar as possibilidades do blues. Nada é quadrado, a começar pelas estruturas de 16, 32 e até inacreditáveis 44 compassos, e pelas mudanças de métrica dentro de uma mesma música. Suas composições obedecem intencionalmente a fórmulas quase matemáticas, mas não subtraem o suingue e a simplicidade do gênero. Pelo contrário, comprovam que o blues é uma fonte inesgotável para os grandes criadores.

 

 

 

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz