Vinícius Silveira

Por Edson Travassos

    

 

Gaúcho de Porto Alegre, Vinicius começou cedo na estrada do Blues, tocando em bares e casas noturnas desde os 16 anos. Vinicius traz na bagagem influências de Robert Johnson, Blind Boy Fuller, Eric Clapton, John Mayall, Stevie Ray Vaughan, John Hammond, Robert Cray e Keb' Mo'.

Nos seus shows apresenta músicas próprias e grandes clássicos do blues, de forma acústica ou acompanhado de sua banda composta por Everton Velasquez (baixo) e Diego Silveira (bateria).

Vinicius já dividiu o palco com grandes nomes do Blues nacional como Solon Fishbone, Fernando Noronha e Celso Blues Boy. Participou também de eventos internacionais como o Natu Blues Festival, Miller Time & Blues e La Noche Del Blues And Jazz em Santiago do Chile.

Resultado do seu tempo na estrada Vinicius coleciona trabalhos com outros grandes expoentes do Blues gaúcho. No segundo disco de Solon Fishbone, em 1996, teve uma de suas composições gravadas comprovando seu talento também como compositor.

Em 97 participou com quatro músicas da coletânea “Blues 4 POA” pelo selo Antídoto. O reconhecimento veio no mesmo ano quando o Cd foi laureado com o troféu Açorianos de 97 na categoria melhor CD de Pop, Rock e Blues.

Parcerias também fazem parte da carreira de Vinicius. Em 98 lançou o CD “Slidin’ n’ Harpin’ ” ao lado do gaitista Andy Boy.

Em 2001 lançou o CD “ONE MAN’S BLUES” pelo selo RBS Discos/Som Livre, que traz doze faixas onde se misturam o mais puro Blues e composições contemporâneas. São composições próprias e atestam a maturidade desse artista especialista em slide-guitar.

O ano de 2004 foi reservado para o lançamento de "12 BAR BLUES", seu segundo disco solo, que contém composições inéditas ao som de violão, voz e harmônica. É uma realização independente produzida por Vinicius Silveira e patrocinada pelos bares Dado Pub e Cherry Blues.

               

 

 

 

Discografia:

   

"One Man's Blues" (RBS Discos e gravadora Som Livre)

"12 Bar Blues" (Independente)

"Blues 4 poa" (Antídoto)

"Slindn' n' Harpin'" (independente)

 

 

 

 

Confira também as "Vitrines" anteriores:

 

  Prado Blues Band 

  Oficina Blues (junho de 2006)

  Val Tomato (maio de 2006)

  Blues Power! (março de 2006)

  Double Blues (fevereiro de 2006)

 

 

Vinícius Silveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Assine a Blues'n'Jazz